nov 23, 2018

10 técnicas que vão melhorar a sua comunicação

Opa, tudo bom?

Falar com o público do seu empreendimento parece algo fácil, mas comunicar requer muita atenção aos detalhes e um bom olhar sobre quem está dando a atenção para a sua marca.

Algumas técnicas são bem eficazes para manter um bom nível de atenção e explicitar de forma clara a mensagem que você quer passar. Vou compartilhar 10 técnicas que vão melhorar a sua comunicação. Vamos lá?

Além de conhecer seu público-alvo, que é fundamental e um trabalho constante, existem uma série de gatilhos que podem ativar a mente da sua audiência de forma positiva para o seu negócio. Você pode ter ouvido falar disso como gatilhos mentais. Existem diversos autores que abordam este tema e você pode encontrar facilmente estas obras em livrarias.

Mas para começarmos a entender como funciona, eu vou compartilhar com você 10 técnicas que vão melhorar a sua comunicação, começando com a escassez.

Gatilho Mental#1 – Escassez:

Esta é uma dos gatilhos mais conhecidos na comunicação. Ela ativa a nossa atenção ao nos dar uma ideia de escassez ao que é oferecido. É muito comum observarmos este gatilho sendo usado quando vemos que a venda de ingressos para um evento é limitada, por exemplo. Ou então quando vemos que o negócio está oferendo um bônus especial para os 10 primeiros compradores.

Gatilho Mental#2 – Autoridade:

Este gatilho é muito interessante para um mercado que possui uma alta segmentação. Garantir uma imagem de autoridade dá ao público-alvo mais confiança para se relacionar com a sua marca. Mas como podemos construir esta imagem? Oferecer informação que eduque seu público, compartilhar momentos que pessoas dão atenção ao que sua marca fala ou até mesmo depoimentos de outras pessoas que também possuem autoridade no assunto que sua marca aborda, são formas de construção desta imagem de autoridade. O respeito à sua mensagem é fundamental para uma boa relação com seus clientes.

Gatilho Mental#3 – Desapego:

O desapego é um gatilho mental interessante. Quando estamos no lado da marca, a gente sabe que vender é importante e movimentar isso é algo que a gente dá muita atenção. Só que, transparecer isso para o seu público é deixar um ambiente de desconfiança. Isso porquê o consumidor busca uma solução para um problema e não quer dar brecha para alguma marca querer se aproveitar disto. Então, a técnica aqui é tratar a comunicação, principalmente quando há um CTA (Call-to-action, ou chamada para ação) de forma desapegada. A ideia aqui é mostrar, de forma indireta, que a sua oferta é mais benéfica para o cliente do que para você.

Gatilho Mental#4 – Dúvida:

Conforme a comunicação acontece, dúvidas surgem na mente dos consumidores. O gatilho mental aqui é responder prontamente todas as dúvidas que podem surgir. Ter atenção a este detalhe faz com que você construa uma imagem de atenção para com seu público. Além disso, a ação de compra é, na grande maioria dos casos, um fator emocional. Se houver alguma dúvida perturbando a mente do cliente, o fator emocional não vai agir da forma que você gostaria.

Gatilho Mental #5 – Simplicidade:

Quando escolhemos comprar algo, buscamos alcançar algum objetivo com esta compra. Então, mostre ao seu público, de forma bem clara, os motivos pelos quais comprar seu produto o levará a alcançar seu objetivo. Mostre para eles como o seu produto ou serviço pode solucionar o problema que ele deseja sanar e ganhe a atenção e a decisão de compra do seu público.

Gatilho Mental #6 – Curiosidade:

Nosso cérebro tem o impulso de completar informações parciais. É da natureza da nossa mente buscar um sentido em tudo. Então, porque não usar isto para reter mais atenção do seu público? Como? Simples. Desperte a curiosidade do seu público usando frases, títulos, vídeos ou áudios que falam em exclusividade e deixe as pessoas curiosas. Atenção! Este gatilho mental deve ser usado com muita coerência, pois fazendo o contrário deixará o público frustrado e as pessoas irão desprezar as próximas ações de comunicação da sua marca.

Gatilho Mental #7 – Similaridade:

A similaridade é o gatilho mental que usamos desde o princípio da construção de marca. Os valores e missão da sua marca buscam gerar uma identificação com seu público-alvo. Então, fortaleça esta imagem através de ações de comunicação que se baseiem nestes valores e missão. Além da coerência, você irá construir uma identificação ainda maior com seu público.

Gatilho Mental #8 – Garantia:

Oferecer garantias no processo de compra é construir um ambiente de confiança e conforto para o seu público. Ao sentir-se confiante para realizar a compra, seu público irá até você com muito mais rapidez e impulsivamente. Garantias como troca facilitada de produtos, período de teste na realização da compra ou até mesmo garantia estendida, são formas de construir um ambiente favorável para a compra.

Gatilho Mental #9 – Novidade:

O novo sempre vai ser instigante para as pessoas. Então, porque não usarmos isto a favor do nosso negócio? Procure sempre atualizar produtos ou serviços para que desperte a ideia do novo nas pessoas e, assim, conseguir atenção e mais vendas.

Gatilho Mental #10 – História:

É um dos mais antigos gatilhos mentais. O conhecimento, desde a antiguidade, é passado por meio de histórias. Então, contar uma história que envolva seu público, o coloque no lugar dos seus personagens, sinta suas dores e prazeres, faz com que o seu público se envolva emocionalmente com sua comunicação e a chance de escolher seu produto ou serviço será bem maior. Você deve ter ouvido falar em Storytelling, né? Pesquise mais sobre isso e veja o poder que uma boa história tem.

Importante lembrar você de que todos estes gatilhos devem ser usados com muita ética! A má intenção é notada facilmente por quem recebe sua comunicação e isso irá prejudicar o seu negócio. As pessoas poderão até recomendar negativamente o seu empreendimento!

E aí, gostou das dicas? Comenta aqui o que achou! Se você conhece alguém que merece saber estas dicas, não deixe de compartilhar. Você vai ajudar mais uma pessoa a realizar seus sonhos através do empreendedorismo. Olha que legal?

Um beijo, tchau!

Deixe seu comentário!