ago 17, 2018

3 formas de otimizar seu tempo de produção

Opa, tudo bom?

Com a minha trajetória como empreendedora, pude ver que sempre podemos evoluir para que nossos objetivos sejam alcançados. Nos mais diversos pontos da nossa vida, podemos crescer. Só de acreditar nisso já é uma evolução!

Hoje, com o tempo valendo tão pouco, temos que aproveitá-lo ao máximo, não é mesmo? Tratar seu tempo com inteligência é uma escolha irrecusável para quem busca empreender ou já está caminhando com seu business.

mulher de bem com o tempo

Por isso, eu venho aqui compartilhar com vocês 3 formas de otimizar seu tempo de produção. São meios reconhecidos e que podem te dar a organização necessária para sua rotina. Vamos lá?

5W2H

É um método que se baseia em 7 perguntas que irão te dar um norte para realização das suas tarefas. Desta forma, você identifica seus afazeres de forma objetiva. São estas as perguntas:

WHAT – O que será feito?

WHO – Por quem?

WHY – Por que?

WHEN – Quando?

WHERE – Onde?

HOW – Como?

HOW MUCH – Quanto custará?

É das iniciais destas perguntas que saíram o nome deste método. Com estas perguntas respondidas para cada tarefa, fica mais claro para você identificar o que deve ser feito e o que deve ser delegado. Ou mesmo aplicando só para você, o método se encaixa bem, pois elimina dúvidas sobre cada tarefa e dá mais objetividade ao seu momento de produtividade.

Pomodoro

Essa técnica é bem famosa, mas sempre bom lembrar! Ela foi criada primeiramente para atender à estudantes para obter maior rendimento nos seus estudos. Mas este método também pode ser usado no seu trabalho. A técnica busca melhorar a sua concentração e a relação entre descanso e ação. É assim que funciona:

  • Liste suas tarefas;
  • Separe 25 minutos para realizar um a um, sem interrupções, totalmente focada;
  • Após este período, separe 5 minutos para descanso. Neste período, relaxe da forma que achar melhor;
  • Este ciclo deve ser repetido 4 vezes. Após terminar os 4 ciclos, substitua os 5 minutos de descanso por 30 minutos, até recomeçar os ciclos.

25 minutos é mais do que suficiente para que você fique totalmente focada nas suas tarefas, sem o receio de sobrecarregar. Como você pode ver, é uma técnica que prioriza a ação!

Princípio de Pareto

Que tal você classificar suas tarefas por ordem de importância e, com isso, estabelecer uma ordem para a realização delas? É com isso que o princípio de Pareto atua. Segundo a teoria, 80% das consequências das suas ações advêm de 20% das causas. Isso quer dizer que 80% do que é importante para suas metas é proveniente de 20% do que você faz. Então assim a gente consegue estabelecer uma ordem de importância das suas tarefas e priorizar o que realmente interfere no avanço do seu trabalho. O que fazer com as outras tarefas? Você pode posterga-las ou delegar, caso tenha uma equipe trabalhando com você. É importante lembra-la que para classificar qual tarefa é mais importante, é preciso estar alinhada com o planejamento estratégico da sua empresa.

As 3 formas de otimizar seu tempo de produção podem ser testadas por você! Assim você identifica qual é o melhor método. Mas o mais importante de todas as formas, é decidir verdadeiramente otimizar seu tempo de produção. Não adianta fazer por fazer, não é mesmo?

É isso! Me conta como foi a experiência com estes métodos. Caso tenha um método diferente de otimizar seu tempo de produção, me conta aqui nos comentários! Compartilhe este texto e ajude outras pessoas a realizarem seus sonhos através do empreendedorismo.

Um beijo, tchau!

*****

Assine a newsletter e receba informações valiosas

sobre empreendedorismo e tudo que envolve o universo #elasonhaelafaz.

http://bit.ly/ListaDaPatri

Deixe seu comentário!