jan 8, 2018

4 DICAS PARA FORTALECER SEU NEGÓCIO

OPA! E aí? Quer saber como fortalecer seu negócio? Vou te dar 4 dicas especiais!

Você já tem em mente o que fazer para empreender e conquistar seu sonho, não é? Saiba que não é só isso que você precisa fazer para alcançar o sucesso. Você precisa fortalecer seu negócio para que os concorrentes não te ultrapassem! Mas como fazer isso? É mais simples do que você pensa e eu vou te mostrar AGORA.

Indo direto ao assunto, vamos conhecer as cinco forças de Porter. Não é Potter, gente! É Porter mesmo. Michael Porter criou no final dos anos 1970 um modelo para que QUALQUER empresa possa se fortalecer contra as ameaças do mercado, principalmente a concorrência. É muito importante você saber o que seus concorrentes estão fazendo e se estão chegando novos players, para que você esteja preparada e mantenha seu negócio próspero. Vamos lá?

5 forças de porter

Aqui em cima você pode ver o desenho do modelo completo de Porter. Vou explicar para você etapa por etapa, para que você termine de ler entendendo tudo e já aplique no seu empreendimento. Vem!

 

  1. Você consegue negociar com seus fornecedores?

É muito importante que você tenha, no modo geral, um bom relacionamento com seus fornecedores e, sobretudo, poder de negociação com eles. Assim você consegue garantir que seus fornecedores continuem sendo seus parceiros e não migrem para a concorrência. É preciso convencê-los sempre de que é um ótimo negócio ser sua parceira!

 

  1. Sabe quais produtos podem desestabilizar seu negócio?

Saber o que os concorrentes estão oferecendo para seu público pode te colocar a frente no mercado, viu? Pesquise sobre produtos/serviços que possam ameaçar seu negócio e assim você pode planejar formas de manter seus clientes fiéis à sua marca. É importante lembrar que nem sempre a empresa que oferece um produto ou serviço parecido com o seu é um concorrente direto. Pode ser que estas empresas trabalhem com públicos diferentes, o que pode interferir pouco ou nada no seu negócio.

 

  1. Seus clientes tem uma boa relação com você?

Isso não precisa nem ser falado, né? Sabemos o quão importante é ter uma boa relação com o cliente. A falta deste cuidado pode ser, além de negativo para seu negócio, positivo para a concorrência, podendo dificultar ainda mais o seu crescimento! Para isso não acontecer, é necessário que você construa uma relação de negociação com os clientes favorável ao seu business e também para seu público. Eles terão maior segurança em comprar e fidelidade com sua marca. Você terá mais certeza de que seu cliente irá voltar para o seu negócio com muito mais facilidade e menor risco dele te trocar pela concorrência.

 

  1. Será que tem concorrência nova no mercado?

Novo concorrente no mercado pode significar um novo posicionamento que atraia o seu cliente que comprava com você. Por isso, fique de olho nos novos players que podem chegar no mercado. Eles podem oferecer um serviço ou produto com um diferencial que o seu cliente desejava e você perderá a chance de mantê-los perto do seu empreendimento. Isso também significa que você precisará se adaptar ao mercado para continuar atuante, mas isto irei falar mais pra frente.

Basicamente, as cinco forças de Porter ajudam seu business a ficar mais preparado para se manter no mercado por muito mais tempo. Agora você tem uma visão mais objetiva do que fazer em relação às ameaças que podem derrubar seu negócio. Espero que tenha gostado e quero ver você estudando e aplicando esta dica no seu empreendimento!  AH, e se você quer entender melhor como isso tudo funciona, veja meu vídeo em que falo justamente disso, de uma forma mais descontraída. Aposto que você vai gostar!

Tem alguma dúvida, quer dar mais dicas ou falar sobre o conteúdo?  Comente aqui embaixo que estou animada para responder todas vocês!

Um beijo, tchau!

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