jun 4, 2018

5 formas de manter seu foco sempre alto

Opa, tudo bom? Espero que sim! Se você é workaholic como eu, sabe que o foco é essencial para nós. Por isso, vou compartilhar 5 formas de manter seu foco sempre alto. Vamos lá?

Acredito que um dos grandes desafios de hoje é manter uma produtividade alta sem se desviar dos diversos estímulos externos que nos rodeiam. Hoje temos celular, redes sociais, mensagens instantâneas, ruído urbano… se você trabalha diretamente com internet, vai ter o triplo de estímulos! Piscou, pronto. Já está rolando o feed de notícias sem saber como parou lá, não é verdade? Por isso, eu quero ajudar você a realizar suas tarefas com o seu máximo de eficiência, compartilhando algumas formas de manter seu foco sempre alto. São dicas que eu pratico no meu dia-a-dia e outras não, mas todas são bem eficientes!

  • Ajuste o ambiente de trabalho

O local de trabalho precisa te beneficiar também na manutenção do foco e da atenção. Um lugar com ruídos e distrações não vai te ajudar em nada. Por isso, ajuste ao máximo o ambiente para que não permaneça nenhuma distração. Caso o ajuste não seja possível, reveja o seu local de trabalho para um lugar que se sinta confortável e sem distrações. Esta é uma forma de manter seu foco sempre alto que geralmente eu uso e me ajuda muito!

  • Defina suas tarefas objetivamente

O que isso quer dizer, Patricia? Bom, conhece aquela pessoa que começa seu dia de trabalho com x tarefas, mas vai aceitando várias outras ao longo do tempo e, quando se dá conta, está com 5 vezes X tarefas? Se você é assim, cuidado! Defina de forma objetiva quais tarefas são realmente importantes para o dia. Isso também vai da sua percepção do tempo que você leva para realizar as suas tarefas. Leve tudo isso em conta e tente organizar seu dia com mais objetividade.

  • Multitarefa é diferente de focada!

Em muitas oportunidades de trabalho, vemos a palavra multitarefa como requisito. Já viu por aí? No entanto, realizar várias tarefas ao mesmo tempo não significa que você é uma pessoa focada, pelo contrário. Você está dividindo sua atenção com vários afazeres e, com certeza, a chance de realizar um trabalho com pouco do seu potencial é bem grande. Por isso, realizar uma tarefa de cada vez é o melhor caminho se você quer resultados mais consistentes. A segunda dica é importante de ser seguida para que você consiga praticar esta dica aqui. Organize-se na lista de tarefas e na realização delas. Verá que sua produtividade vai crescer bastante!

  • Você não consegue ser focada 100% do tempo

Aceitar este fato vai te ajudar muito! Nós não somos uma máquina de realizar tarefas. Por isso, é importante que você faça uma rápida pausa depois de realizar uma tarefa. Sinta-se realizada por ter conseguido finalizar o trabalho e aproveite este tempinho da forma que achar melhor: respirar um ar puro, fazer um lanche, conversar com alguém, enfim… Dê um pequeno descanso para a mente e se veja mais criativa e produtiva.

  • Música para trabalhar

Uma matéria da “Época Negócios” mostrou que música ajuda na realização de tarefas. Mas calma! Não é tão simples assim. Isso depende da música e do tipo de tarefa a ser feito. Fazendo uma boa combinação entre tarefa e música, faz com que seu corpo produza mais dopamina, uma substância que ajuda a reduzir o estresse e aumenta a imunidade, é a substância do prazer. Legal, né? Por exemplo, se você está fazendo uma leitura que requer atenção, uma música mais animada te ajuda. Melhor ainda se for instrumental, pois o canto pode te confundir. Com tarefas que requerem mais atenção à detalhes, a música clássica é a recomendação. Obviamente que há pessoas que não gostam de trabalhar ouvindo música e outras gostam. O ideal é ir encontrando a melhor forma de manter seu foco sempre alto.

Como eu disse anteriormente, é importante conhecer o melhor ambiente de trabalho para você. E como saber? Experimentando! Veja com a prática e sinta como você se sai. No site eu falo mais sobre isso, neste texto aqui e aqui.

E aí, gostou das dicas? Tem mais alguma forma de manter seu foco sempre alto? Conta pra mim aqui nos comentários! Se você conhece alguém que precisa melhorar seu foco, compartilhe este conteúdo. Com certeza irá ajudá-la!

Um beijo, tchau!

*****

Assine a newsletter e receba informações valiosas

sobre empreendedorismo e tudo que envolve o universo #elasonhaelafaz.

http://bit.ly/ListaDaPatri

Deixe seu comentário!