jul 3, 2018

A colaboração vence a competição, na teoria e na prática.

Opa! Tudo bom? Hoje eu vim para mostrar que a colaboração vence a competição, na teoria e na prática! Vamos lá?

A frase “colaboração vence competição” é um mantra em várias áreas da vida. Seja ela social ou profissional, colaborar possui muito mais significado nas suas ações do que simplesmente alcançar o topo, não importando os meios para isso.

Não podemos ser hipócritas, ainda existe a competitividade no mundo corporativo e isso ainda serve para movimentar os negócios. No entanto, podemos e devemos incluir ações que construam uma ajuda mútua entre empresas. É uma forma de construção de marca, crescimento de vendas, participação no mercado… Seja qual for o seu objetivo, colaborar tem sido um caminho para alguns negócios.

Oficialmente, podemos definir a estratégia onde fazemos parceria com outra empresa e promovemos os dois serviços/produtos juntos por meio de um conjunto misto de recursos como co-marketing. É usado muito em empreendimentos que são B2B2C (Empresas que vendem para outras empresas, que vendem para consumidores) e aqui a gente vai usar esta estratégia como exemplo teórico para que você veja como é importante gerar colaboração com outros empreendimentos para que ambos possam oferecer o melhor para seus respectivos públicos.

Tá bom, mas e na prática? Como isso funciona?

Um exemplo que acontece a um bom tempo é com empresas de telecomunicações e serviços de streaming. As empresas colaboram entre si para que ambas possam aumentar suas vendas, fazendo a seguinte oferta: Adquira o plano X e ganhe Y de desconto na aquisição do Spotify.

Com certeza você já deve ter visto ofertas parecidas com essa, não é mesmo? Estas empresas viram que, seus serviços atendem à públicos próximos e decidiram colaborar entre si para que o consumidor saia ganhando, e as empresas também.

Agora, olhando para o seu negócio, quais empresas não concorrentes podem ser uma possibilidade de uma colaboração?

O que o seu serviço ou produto pode contribuir para um outro serviço ou produto se torne algo com mais recursos?

Essas perguntas serão facilmente respondidas se a seguinte questão está bem clara para você: Quem é o público que consome o serviço/produto do seu empreendimento?

É essencial que você conheça seu público-alvo para que o co-marketing atinja as expectativas. Então, agora você percebe que a colaboração vence a competição? Quero saber também: O que você, como empreendedora feminina faz para que outras empreendedoras consigam sua autonomia? Muito mais do que sucesso econômico, empreendimentos são feitos de significado para a sociedade!

E aí, gostou do texto? Então bora compartilhar com o povo? Vamos se ajudar e crescer juntas! Tem alguma experiência para compartilhar? Comenta aqui embaixo que vou adorar ler.

Um beijo, tchau!

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