jan 10, 2018

COMO COMECEI?

Opa! Se você chegou até aqui, é por que você tem vontade de começar. Vem comigo que vou te mostrar um pouco de como comecei no empreendedorismo. Espero que goste! #elasonhaelafaz

Gente, eu acredito que este início de ano nos traz muitos pensamentos e desejos para começar um projeto, não é mesmo? Por isso eu vim aqui para compartilhar com vocês um pouco de como comecei minha história como empreendedora.

Espero muito que este texto ajude você a começar seus projetos, mesmo que não se sinta pronta para começar, pois é assim mesmo! A gente nunca vai se sentir totalmente preparada. Nós simplesmente embarcamos nesse rumo e vamos aprendendo no caminho, tirando boas experiências e crescendo mais e mais. Sem mais enrolação! Vamos lá?

Quando eu ainda estava na faculdade de publicidade, no Rio de Janeiro, identificava que este mundo digital, de blogs e redes sociais, era algo bem mais próximo do que eu aprendia na sala de aula. Aquele modelo de agência, que comprava mídia em TV, mais tradicional, não encaixava comigo. Então eu decidi fazer cursos extracurriculares paralelamente à faculdade. Fiz vários! Um deles foi na SENAI CETIQT, onde pude apresentar um projeto que tinha criado lá mesmo, a ECO Souvenirs. Uma empresa de souvenirs ecológicas nada caretas! Foi lá que tive o primeiro incentivo e aprendizado e pude vivenciar a carreira de empreendedora. Coloquei em prática o projeto em 2009 e foi uma experiência muito boa!

Ainda com esta satisfação de ter meu negócio, mas ainda com muitos desafios, pude ver mais uma oportunidade chegando até mim. Na época, o SEBRAE estava abrindo espaço para jovens empreendedores do Rio de Janeiro para levar seu negócio para ser incubado. Era uma chance de aprender muita coisa boa e poder ter conhecimento em manter um negócio com pouco investimento, que era o que precisava no momento. E assim fui, na famosa cara de pau! Me inscrevi e apresentei minha história. Pelo menos eles me conheceriam, né? E não é que me escolheram?!

Meu negócio foi escolhido dentre 20 que estavam na disputa para ser uma promessa do RJ. Uma surpresa maravilhosa pra mim! Foram 2 anos de MUITO aprendizado. Tive contato com as estruturas de uma empresa e ter mais segurança para avançar no empreendedorismo. E foi no SEBRAE que eu pude montar um planejamento estratégico, onde vi que precisava reformular a empresa para se manter em crescimento.

Então, a ECO Suvenirs se transformou na Holic. Foram 5 anos a frente desta empresa, até fechar a venda dela, que existe até hoje! Foi um período de muita coisa boa na minha vida e pude ganhar bagagem suficiente para começar mais um projeto: O Grupo IT Brazil. Foi em 2015 que pude mergulhar de cabeça no comando da empresa e chegar até agora.

Minha história até agora não foi nada fácil! Tive ajuda de amigos, família e gente que acreditou no meu trabalho. Tenho muito a agradecer por eles! E tenho certeza que você também pode crescer como empreendedora. Estude muito, acredite nos seus objetivos! Analise o mercado, tenha uma visão estratégica e foque no que é importante para o crescimento do seu business. Isso tudo é #elasonhaelafaz! E se quiser ter mais dicas boas sobre empreendedorismo, recomendo este dois textos: este e este.

Espero muito que tenha gostado, se tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua história, fique à vontade para comentar aqui embaixo. E se quiser saber mais um pouco sobre o meu início, vou deixar aqui embaixo dois vídeos falando sobre inícios.

Um beijo, tchau!

*****
Assine a newsletter e receba informações valiosas
sobre empreendedorismo e tudo sobre o universo #elasonhaelafaz.

Deixe seu comentário!