mar 7, 2018

Como inspirar seus colaboradores!

Opa! Quer saber como inspirar seus colaboradores e ter mais produtividade? Vem comigo que eu tenho a sacada que vai alavancar seu negócio! #elasonhaelafaz

Quando estamos liderando um grupo e queremos unir mais esse povo com seu negócio, às vezes a gente mira na união dos Power Rangers, mas você sente que falta alguma coisa, não é mesmo? Atuar como líder de um grupo tem seus desafios, principalmente quando o assunto é engajar sua equipe. Inspirar seus colaboradores é um ponto muito importante para garantir o sucesso da empresa.

Como inspirar seus colaboradores? #elasonhaelafaz

Se toda equipe fosse unida como essa, né? – fonte: iluminerds.com.br

Vemos no mercado uma retenção de colaboradores muito baixa e uma cultura organizacional mais fluída, atualmente. Você pode até pensar que já basta o salário acima do mercado que você oferece, ou aquela amizade que já conquista o funcionário, mas não é só isso que retêm sua equipe. Me diz uma coisa, como que você se motivou para realizar seu business? Acredito que você tenha definido de forma clara a pretensão do seu negócio e buscou formas de dar para o empreendimento um significado importante para você, né?

Então, é a mesma coisa com seus colaboradores! Você entende que mostrando a sua equipe um propósito coerente e um significado para o negócio em si, eles entenderão a importância do trabalho de cada um e então ficar mais inspirados? É exatamente essa a sacada que você precisava ter para melhorar o engajamento de seus colaboradores!

Tive a oportunidade de ouvir o CEO do Great Place to Work, Ruy Shiozawa. Ele apresentou um exemplo bem interessante! Uma construtora teve o trabalho de reformar o Teatro Municipal de São Paulo. Para inspirar a equipe a realizar este trabalho com excelência e engajamento, eles, primeiramente, reuniram toda a equipe no Teatro para contar a história daquele lugar onde estavam. O primeiro passo foi evidenciar toda a importância daquele local.

Durante o processo de reforma, havia música clássica tocando no ambiente de trabalho deles, para deixar a equipe mais imersa no ambiente artístico que estavam. O segundo passo foi introduzir o significado forte daquele ambiente, na parte arquitetônica, histórica e artística.

Após o término da reforma, a primeira ação de inauguração foi um espetáculo fechado para funcionários e colaboradores. Olha que genial! Muitos dos colaboradores sequer entraram em um teatro para lazer e por conta da preocupação da empresa em inspirar sua equipe, proporcionaram uma atividade cultural rica para todos.

Imagem do Teatro Municipal de São Paulo - image by theatromunicipal.org.br

Coisa linda, né? Fonte: theatromunicipal.org.br

O que podemos ver desta história é que a construtora teve a preocupação em compartilhar o propósito da empresa com seus colaboradores e formar uma equipe que entendesse a relevância que era trabalhar na empresa, naquele momento. Muito legal, né?

Aposto que você já está com várias ideias pipocando na sua cabeça! Mas ainda sim vou te dar mais uma ideia para você: A forma que você comunica o propósito do seu negócio é um grande indicativo de que seu grupo vai ficar inspirado ou não. Conte uma história que os envolva e terá um ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo, tenho certeza!

Se ainda você tiver insegurança em como convencer esse povo, tenho este texto que pode te ajudar!

Espero que tenha gostado! Compartilhe este conteúdo e ajude a mais pessoas a realizarem seus sonhos através do empreendedorismo. Tem alguma dica, crítica ou elogio? Comente aqui embaixo!

Um beijo, tchau!

*****

Assine a newsletter e receba informações valiosas

sobre empreendedorismo e tudo que envolve o universo #elasonhaelafaz.

http://bit.ly/ListaDaPatri

Deixe seu comentário!