fev 2, 2018

Como situar seu negócio no mercado

OPA! Tudo bom com você? Venho aqui mais uma vez para saber: Você sabe o que pode influenciar o sucesso da sua empresa? Saiba agora como situar seu negócio no mercado!

 

Quando falamos em mercado, temos uma infinidade de questões para se discutir, analisar e monitorar. Mas caso você esteja começando e não está muito inteirada no assunto, ou quer relembrar um tópico interessante de marketing, é aqui mesmo que você deve ficar! Porque eu vou explicar para você que existem forças externas ao seu negócio que podem influenciar o andamento do seu empreendimento. Vamos lá?

 

Você que tá começando seu negócio deve enxergar, num primeiro momento, somente o que você oferece para o público (produto ou serviço) e o público-alvo, como pontos principais. Mas saiba que seu negócio é influenciado por outras forças que são externas e, por isso, não são do seu controle e que podem ajudar ou atrapalhar seu negócio neste momento. Eu vou te mostrar que forças são essas e o que você pode fazer para lidar com elas e situar seu negócio no mercado.

 

A primeira força que eu vou apresentar a você é a força competitiva. Nada mais é do que as decisões de marketing de cada empresa, que modificam as reações do consumidor no mercado. Então, o que outros negócios que competem com você fazem, direta ou indiretamente, modificam a forma que você precisa lidar com o mercado. Definir uma estratégia competitiva é FUNDAMENTAL! Tenha questões como “Devo competir?” “Como?” “Em qual mercado?” respondidos de acordo com a situação atual do seu negócio.

 

A segunda força que você precisa saber para situar seu negócio no mercado é a político-legal, que são as leis que regem o local que você atua. É muito importante saber os direitos e deveres do seu empreendimento para continuar no jogo sem ferir nenhuma regra e contribuir com a cidadania. Conheça as leis que regulamentam o mercado que você atua e o código do consumidor para se manter sempre respaldada na lei.

 

A terceira força que você precisa saber para situar seu negócio no mercado é a força econômica. O momento econômico do país é um fator importante para manter seu negócio na ativa. Influencia o modo que o consumidor gasta seu dinheiro e escolhe o que compra. Então, fique atenta se o momento é de prosperidade, recessão, recuperação. Se o desemprego aumentou ou diminuiu, como está a inflação/deflação, se o consumidor consegue ter dinheiro sobrando para consumir seu produto ou serviço. Com essas informações, você pode traçar estratégias melhores para o seu empreendimento.

 

A quarta força que você precisa saber para situar seu negócio no mercado é a força tecnológica. Nada mais é do que o conhecimento das ciências, invenções tecnológicas que permitem melhorar a produção e reduzir custos. Também influência na forma que os produtos e serviços são distribuídos. Tudo isso pode atrapalhar ou melhorar a situação do seu negócio no mercado. Fique de olho e reserve capital para atualizar seu maquinário!

 

A quinta e última força que você precisa saber para situar seu negócio no mercado é a força sociocultural, que é mais forte quando se tem um negócio de âmbito internacional, com diferenças culturais grandes. Aqui, é a força de escolha, de informação e pressão do consumidor sobre o mercado. Se estiverem bem mobilizados, podem alterar o rumo econômico, político e jurídico de um país. Então fique atenta!

 

É isso, gente! Essas foram as forças externas que podem alterar o rumo da sua empresa. Estude bastante sobre o assunto. Você terá ainda mais segurança para gerir seu sonho! Se gostou do texto, não deixe de compartilhar! Caso queria comentar algo, fique à vontade.

Um beijo, tchau!

 

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