ago 16, 2018

Guia para ser uma adulta responsável com finanças

Opa, tudo bom?

Eis que você se encontra adulta. Com isso, vem a noção de ganhos e perda de dinheiro, a dinâmica do mercado e nossa postura diante das responsabilidades. Não é fácil ser adulta!

Mas não quer dizer que pode ser superada. Aqui você vai encontrar um guia para ser uma adulta responsável com finanças e ver que ter controle sobre o que ganha te dá uma liberdade bem gostosa!

Então, vamos a que interessa. Vem ver este guia para ser uma adulta responsável com finanças!

foto guia vida adulta #elasonhaelafaz

Começando a vida adulta? Então vem comigo!

  • Você vai precisar de uma reserva de emergência

Quando começamos a vida adulta, vemos o dinheiro caindo na conta e nos achamos incríveis, né? Com certeza você vai se sentir um mulherão quando estiver numa fase ruim e ter um fundo de emergência prontinha. Esta reserva é necessária para todo adulto! Tem algumas formas de ir acumulando este montante e eu vou mostra-la mais para frente. Mas a chave para entender a necessidade deste fundo é compreender a relação entre prazer imediato e prazer futuro. É no prazer imediato que você vai gastar em coisas que possuem valor positivo para você somente naquele momento em que você compra. Depois, provavelmente, este dinheiro gasto irá fazer falta. Já o prazer futuro é a consciência de que o fundo de emergência te dará a sensação prazerosa de segurança e inteligência. Mas para isso deve esquecer o prazer imediato!

  • Pague-se primeiro.

Seu dinheiro só serve para pagar boletos? Então seu dinheiro não é seu. É preciso pagar você primeiro! Isso significa separar um montante para você usar com lazer. Isso também tem a ver com rever sempre com o que você gasta e sua importância no presente e no futuro planejado. Sempre vai surgir oportunidades de ajustar seus gastos de uma forma responsável e alinhado ao seu plano.

imagem-guia-adulta-finanças

Adulta também pode sorrir ao ver seu controle financeiro, tá?

  • A regra 50-30-20 é o lema do adulto

Sabe porquê? O motivo pelo qual este seja o lema do adulto responsável financeiramente é por ser a base da divisão da sua renda. Os números são as porcentagens para cada parte da sua vida. 50% da sua renda deve ser reservada para custos fixos como aluguel, luz, água, transporte, entre outros. Os 30% são reservados para você usar para os seus momentos de lazer. Porque né, a gente precisa viver! E os 20% que sobraram são reservados para serem guardados. Esta é uma dica para você começar a separar montantes para o fundo de emergência e se pagar. Com isso, você tem uma base para também rever seus gastos e observar mês a mês se esta divisão está sendo feita de forma correta. Vai ter mês que você não vai conseguir fazer essa divisão certinha. Tudo bem! Isso acontece e faz parte da vida adulta. Fique atenta com mudanças muito abruptas. Essas sim são perigosas!

Bom, com isso, acredito que todo recém-adulto vai começar muito bem a sua vida! Você vai perceber que a realidade é desafiadora, mas que a sua inteligência e vontade de realizar seus sonhos são ainda maiores!

Espero que tenha gostado! Compartilhe este conteúdo com outros recém-adultos e ajude-os a terem uma vida mais plena. Comente aqui embaixo se você tem sugestões, dicas e críticas.

Um beijo, tchau!

*****

Assine a newsletter e receba informações valiosas

sobre empreendedorismo e tudo que envolve o universo #elasonhaelafaz.

http://bit.ly/ListaDaPatri

Deixe seu comentário!