mar 16, 2018

O que é ser uma empreendedora?

Opa, meu povo! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Para quem está aqui pela primeira vez, meu nome é Patricia Brazil e falo neste site sobre empreendedorismo e business. Tenho atuado no mundo empreendedor há mais de 8 anos e já falei de muita coisa por aqui. Mas o que tem dado dúvidas ainda em muita gente é algo lá do início. Então, vamos ao assunto!

Dentre alguns objetivos que tenho ao compartilhar conteúdo relevante, o de ajudar as pessoas que querem abrir seu próprio negócio é uma delas que guardo com carinho. Muitas mulheres se esforçam para transformar seus sonhos em realidade e é uma honra poder ajudar. Mas para começar, acho que é muito importante mostrar para essas pessoas, e pra você também, o que é ser empreendedora. Vamos lá?

Não que você vire uma outra pessoa ao se tornar empreendedora, mas sua vida vai mudar um pouco, porque você perceberá que nem tudo é como foi mostrado para a gente.

Para começar, preciso mostrar para você que a estabilidade é um momento bem curto na vida de uma empreendedora. As mudanças irão acontecer durante toda a sua carreira e lidar com esta oscilação faz parte de uma empreendedora. Se você ainda tem a crença de que levantar um empreendimento próprio significará ter mais estabilidade, preciso avisá-la que não será assim. Por vários motivos como concorrência, mercado, planejamento interno, novas tecnologias e tantos outros, o ambiente de negócios terá altos e baixos. O seu objetivo como líder do business é buscar ir o mais alto possível e conseguir mais impulso nos momentos baixos para continuar crescendo. Mas, de qualquer forma, as mudanças serão parte da sua trajetória e tudo bem ser assim para uma empreendedora.

O que é ser uma empreendedora? - image by freepik

Pode ser que você não consiga lidar naquele momento com uma reviravolta e fracassar com um passo a frente. Garanto que isso vai acontecer pelo menos uma vez com qualquer empreendedora! Lidar com este momento desistindo do seu sonho não é o que uma empreendedora faria. Ser empreendedora significa agarrar a única chance de continuar, dentre inúmeras oportunidades de desistir. Significa que um fracasso, vista por uma empreendedora, nada mais é do que a certeza de que o caminho não é aquele e que há sim um caminho para continuar, só não achou naquele instante. Perceba que aqui eu dei importância à percepção em relação ao problema, não ao problema em si. Essa é a sacada! Como você reagirá em relação ao desafio?

Ser empreendedora também significa perceber que você sempre estará em processo de aprendizagem. Quando despertamos a vontade de empreender, é porque vimos em nós um potencial para isso. Pode ser a habilidade com vendas, com planejamento financeiro, qualquer potencial que te ajude a começar. Mas, como uma empreendedora que será uma líder, precisamos estar em constante aprendizado profissional. É bom também termos aprendizado pessoal, porque, né, lidamos com pessoas! Então, o posto de “pessoa que sabe de tudo e não precisa de mais nada” não é, definitivamente, o posto de uma empreendedora e que bom que não é!

Bom, dentre várias coisas que definem o que é uma empreendedora, trouxe algumas que podem ajudar você. Espero muito que tenha gostado e se tiver mais dicas que definem o que é uma empreendedora, terei o prazer em ler. Deixe aqui nos comentários!

Um beijo, tchau!

*****

Assine a newsletter e receba informações valiosas

sobre empreendedorismo e tudo que envolve o universo #elasonhaelafaz.

http://bit.ly/ListaDaPatri

Deixe seu comentário!