jul 9, 2018

O remarketing pode ser sua estratégia de marketing digital.

Opa! Tudo bom?

Ao longo desta jornada, tenho visto algumas empreendedoras que estão iniciando, perdidas em como atuar no ambiente digital melhorando as vendas do seu business. A gente estuda, teoriza, mas na hora do vamos ver, fica só olhando para a tela do pc, não é mesmo?

Por isso, eu venho aqui para mostrar que o remarketing pode ser sua estratégia de marketing digital, explicando da teoria à prática. Vamos lá?

Primeiramente, eu vou explicar o que é remarketing. É uma estratégia que consiste em melhorar o tráfego do seu e-commerce e atuar induzindo o cliente a comprar seus produtos, passando por etapas como aprendizado, descoberta, consideração e decisão. Principalmente as duas últimas etapas. Se a pessoa chegou até a sua loja online, é por que ela já descobriu que você existe e, provavelmente conhece por alto o seu produto ou serviço.

Mas voltando, é com o remarketing que você garante que o indivíduo passe por estas etapas até chegar na decisão de compra. Mas como que é possível fazer isso?

Hoje, as plataformas digitais promovem diversas possibilidades de uso para os posts patrocinados. Publicar e gerar engajamento de forma orgânica é fundamental, mas sem uma estratégia clara de campanhas patrocinadas, seu esforço será bem maior. Por isso, o remarketing pode ser sua estratégia de marketing digital.

Para começar, você precisa observar o tráfego do seu e-commerce. O google analytics é uma plataforma gratuita que fornece dados de tráfego do seu site. Se você ainda não conhece, clica no link acima para saber mais!

Com informações como taxa de abandono, tempo de tráfego, páginas mais visitadas, dados demográficos, entre outras informações, é possível identificar que grupo de pessoas está perto de comprar seu produto, ou que ainda estão conhecendo seu negócio. Com essas conclusões e grupos estabelecidos, vamos ao que interessa: remarketing na prática!

Com alguns padrões observados, é hora de montar nossos anúncios.

Para começar, vamos observar quais são as páginas mais relevantes que merecem estar nos anúncios. Não adianta fazer um anúncio de remarketing usando a homepage do seu e-commerce. Motivo? Não tem ação específica e clara. É fundamental em toda e qualquer ação de comunicação uma ação, uma intenção clara e específica. Assim, as chances do receptor entender sua mensagem são maiores. Por exemplo, se eu observei um grupo que está gostando do produto x, usaremos a página do produto x para montar seu anúncio de remarketing.

Continuando, esse anúncio precisa ser personalizado e ter um período de tempo. Caso você tenha oferecido um desconto para o grupo de pessoas que se interessaram no produto x, monte o material de forma personalizada e que tenha uma linguagem próxima da sua persona. Aqui, eu estou supondo que você conhece o seu público e não tem problemas com isso. Mas, se este não é o seu caso, é possível criar um público através do tráfego do seu site, no Facebook.

Conseguiu montar um anúncio personalizado? Fique atenta ao período de tempo que este anúncio ficará em veiculação! Imagina se o potencial cliente clica no seu anúncio querendo o produto x, mas está sem estoque? Por isso, é importante definir um período para que as vendas sejam feitas e também não frustre nenhum desavisado interessado no seu produto.

Uau, Patricia! Consegui fazer e veicular minha campanha de remarketing. E agora?

o remarketing pode ser sua estratégia de marketing digital

Bom, como todo e qualquer ação de marketing, depois de veiculado, é preciso avaliar os resultados. Mas, se este é o primeiro contato com remarketing do seu negócio, não vai ter como avaliar o resultado sem uma referência, certo? Pensando nisso, a dica que eu dou é: Veicule mais de uma opção de anúncio de remarketing para o grupo escolhido. Assim, você pode avaliar qual é a melhor forma de se relacionar com seu público e também qual possui maior chance de conversão.

É isso, meu povo! Espero que tenham gostado. Agora me responde uma coisa: O remarketing pode ser sua estratégia de marketing digital? Se você ainda tem dúvidas sobre como ter um e-commerce, eu recomendo este texto aqui.

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Um beijo, tchau!

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