dez 21, 2018

Que tal rever seu planejamento financeiro?

Opa, tudo bom?

Estamos chegando ao final de mais um ano. Com isso, revemos muitos pontos da nossa vida e trabalho. Que tal rever seu planejamento financeiro?

Acredito que você tenha um planejamento financeiro, certo? Bom, se não tem, é um bom momento para começar!

Se você faz coisas como tentar memorizar a atividade financeira ou só anotar no papel os seus gastos, sugiro rever e deixar a mente aberta para conhecer uma forma mais otimizada.

Planejar sua atividade financeira requer uma organização fina e caso você não se encaixe neste padrão, não tem problema! Hoje a gente encontra por aí muitos apps que nos ajudam a organizar.

No entanto, a gente precisa conhecer as etapas do planejamento financeiro, que são simples mas ajudam muito a gente a decidir a forma que iremos caminhar.

E como todo e qualquer planejamento, pode e deve ser revisto sempre que houver uma mudança no contexto que está inserido o seu planejamento.

Começando pela organização das informações.

Para planejar, devemos organizar as informações que temos para haver uma análise clara. Então, não deixe passar nenhum gasto e reúna tudo em uma planilha, se você tem mais facilidade em organização, ou em um aplicativo de controle de gastos se você quer mais praticidade.

Agora podemos analisar e eliminar gastos

Depois de tudo organizado, a gente consegue observar com muito mais clareza a nossa atividade financeira e ver que tem um gasto aqui e ali que não tinha tanta necessidade naquele momento. Sempre existe! Então, a etapa aqui é observar seus gastos e traçar um limite de gastos para cada parte do seu negócio. Fica mais fácil olhar seus gastos separados e classificados.

Com dinheiro sobrando, que tal investir?

Como toda e qualquer pessoa busca rentabilidade no seu negócio, aproveite este montante parado e economizado para investir em títulos de renda fixa e também na Bolsa de Valores, por exemplo. São formas de movimentar o capital e fazer render, nem que seja um pouco. Vai que você precise no futuro, não é mesmo?

Espero que você tenha gostado destas dicas e possa aplicar no seu empreendimento. Acredito que isto irá te dar mais segurança na administração financeira. Compartilha este texto com todo mundo, viu? Vamos fazer com que mais e mais companheiras de empreendedorismo se tornem empoderadas.

Um beijo, tchau!

Deixe seu comentário!