jan 31, 2018

Saiba juntar dinheiro e realizar seu sonho

OPA! Me diz uma coisa, se você é daquelas que não consegue ver a cor do dinheiro e fica lá toda mergulhada nos boletos, esse texto é pra você. Saiba juntar dinheiro e realizar seu sonho!

 

Lidar com dinheiro é algo que nem todas têm a habilidade e isso é comum por não temos uma educação financeira adequada. Mas dá pra aprender, gente! E não é nenhuma missão impossível, pode acreditar. Eu vou te dar agora algumas dicas para você saber juntar dinheiro e realizar seu sonho. Vamos lá?

 

Primeiramente, você precisa definir uma meta! Saiba o que você quer no futuro. Seja ele um futuro pequeno, médio ou grande. Defina a meta para que você possa saber aonde você quer chegar. É uma casa que você quer? É um carro? É conseguir um espaço para o seu negócio poder atuar? É conseguir um equipamento novo para seu empreendimento? Seja lá o que for, escreva no papel e defina sua meta. É fundamental que você saiba direcionar o dinheiro que recebe para que não fique sem rumo e gaste com qualquer coisa.

Se você já conseguiu definir o que quer, parabéns! Mas ainda há mais coisas para serem feitos. Agora você precisa saber quanto custa essa meta. Você já sabe aonde chegar, agora você precisa saber quanto você precisa para chegar até o seu sonho. Pesquise sobre e escreva o valor que precisa. Já está parecendo possível, né? E é sim! Mas calma, ainda tem mais.

É fundamental que você defina um valor mensal que você vai juntar. É um compromisso que você vai ter com seu orçamento e com você mesmo, por isso, pense com os pés no chão e veja quanto você pode separar, sem comprometer tudo. Essa dica também vale pra você que quer realizar um empréstimo, como eu disse neste post.

Continuando, você sabe aonde chegar, quanto custa para chegar até seu sonho… Agora você precisa cortar gastos desnecessários. Corte todo gasto que você não precise no momento ou troque por uma alternativa sem gastos. Nós sempre temos um gasto atoa aqui, um gasto desnecessário ali… não pense que isso não atrapalha, porque esse valorzinho pode ajudar muito se multiplicado durante o tempo que você se comprometeu a juntar. Não caia no pensamento de “ah, só dessa vez porque eu mereço” ou o clássico “não vai fazer falta” e o “só dessa vez”. Isso só te distancia do seu objetivo, te fazendo ficar frustrada e arrependida. Nessa hora, tem que ser fria mesmo. Corta tudo!

Visualizou todos os gastos que podem ser cortados e já os retirou do orçamento, né? Espero que sim! Nessa próxima etapa, você precisará ser um pouco mais detalhista. Sabe aquelas taxas, tarifas e serviços que você não usa nunca, mas tá lá, escondido nas suas contas? Encontre todas essas taxas e se livre delas! Você verá que esse montante é significativamente alto para você alcançar e até passar o valor que precisa guardar mensalmente.

A próxima dica é boa! Se você ficou até agora comigo, muito obrigada! Vamos lá. Por mais que você defina metas e corte gastos, é difícil você observar o valor que você está disposta a reservar crescendo mês a mês. Isso por que tá tudo junto numa conta só. Aí você só vai ver mesmo é o dinheiro saindo! Então, para sermos organizadas e termos uma melhor noção do dinheiro sendo separado, coloque esse valor em uma conta separada. Assim você tem certeza de que o valor que você está juntando está acumulando e não está indo com os gastos. Isso também te dá um ânimo maior, porque você vai ver o dinheiro sempre ali, no seu lugar, crescendo sempre.

Outra coisa interessante que acontece com a gente é que nem sempre nós estamos focadas nos nossos objetivos. E isso é normal! Vai bater aquela vontade de comprar uma besteira pelo menos uma vez durante o processo. Para não comprometer seu orçamento, coloque seus gastos em débito automático para que você possa assumir com seus gastos sem preocupações e risco de desviar um dinheirinho em besteiras. Programe seus gastos e ganhos para te deixar mais tranquila durante o desafio de juntar dinheiro.

 

E aí, curtiu o texto? Espero que sim! Esses foram alguns toques que quis compartilhar com vocês, para que alcancem de forma mais fácil o sonho de vocês. Tenho certeza que irão conseguir! Determinação é que não falta em vocês.

Compartilhe este texto com quem precisar! Você pode ajudar uma amiga.

 

*****

Assine a newsletter e receba informações valiosas

sobre empreendedorismo e tudo que envolve o universo #elasonhaelafaz.

Deixe seu comentário!