fev 19, 2018

Tá na hora de conhecer o Marketing Olfativo!

Opa, tudo bom? Sua empresa tá precisando de uma ação que fidelize de vez seus clientes? Então tá na hora de conhecer o marketing olfativo! Vem comigo que eu vou mostrar este conceito.

O marketing como conceito aborda, fundamentalmente, o desejo de compra das pessoas. É com isso que alavancamos as vendas de um comércio, por exemplo. A partir desta questão, foram elaboradas diversas estratégias para fidelizar, ganhar mais clientes, estar na mente das pessoas, ganhar mercado ou ter uma marca respeitada na sociedade. E nada melhor do que atuar nos gatilhos que ativam os nossos desejos e emoções, pois são elas que nos impulsionam na hora de comprar. Dessa forma, podemos conquistamos o público e ultrapassarmos os obstáculos que a racionalidade acaba colocando do consumidor.

Com isso, eu vou mostrar para você uma forma muito eficaz, quando feito de forma apropriada ao seu empreendimento, de conquistar o seu público. Através dos sentidos, é possível induzir a pessoa a ter sensações boas e, consequentemente, melhorar a experiência com seu produto/serviço/loja. E neste caso, vamos falar do olfato e de como o marketing atua neste sentido.

O conceito já é trabalhado nos EUA desde a década de 70, nos cassinos de Las Vegas. A partir da década de 90, foi implantado aqui no Brasil. Marketing Olfativo nada mais é do que uma estratégia para compor a identidade da marca através do olfato e induzir uma melhor experiência do cliente. O indivíduo irá perceber as características de um empreendimento, pelos sentidos, mas muito mais pelo olfato, já que 33% das sensações são levados diretamente ao cérebro através do olfato (pesquisa da universidade Rockfeller, Nova York).

Sabendo disso, posso colocar como exemplo o cheirinho de pão quentinho saindo do forno. Quem nunca salivou ao passar em frente a uma padaria com este cheiro MARAVILHOSO? Pois é! Com este cheiro, remetemos às memórias, locais, pessoas, momentos… Daí se é construída parte da experiência do consumidor.

Cheirinho de pão - #elasonhaelafaz

Sentiu o cheirinho daí? Huuuummmm – fonte: padariachips.com.br

Partindo para as possibilidades de uso, você pode usar da estratégia para lembrança da marca, para fidelização, para reter o público no seu ponto de venda, para aumentar as vendas… São muitas possibilidades! Aí você pode pensar que esta técnica só tem efeito com alimentos. Porém, o marketing olfativo é usado em produtos de limpeza, carros, roupas, móveis… Praticamente todos os tipos de produtos e serviços utilizam do marketing olfativo para melhorar as vendas e a experiência do público.

Algumas dicas para você utilizar esta técnica:

  • Conheça muito bem o seu público (saiba seus gostos e hábitos)
  • Construa uma identidade com características bem definidas e alinhadas ao seu empreendimento e a necessidade do cliente;
  • Mais do que perfumar o ponto de venda, utilize o aroma para o público levar um pouco do seu negócio para a casa, aromatizando produtos;
  • Atuar com Marketing Olfativo significa fazer testes de aromas. Com o tempo, você achará a fragrância certa.
  • O aroma precisa conectar a filosofia do business com as emoções do cliente.

Com estas dicas, você pode conseguir a fragrância apropriada para o seu negócio! Mas, se você quiser mais profissionalismo no resultado do aroma, é possível contratar empresas ou profissionais que atuam diretamente com perfumes e Marketing Olfativo. No Brasil, já existem empresas especializadas na questão.

Avalie se esta é a melhor forma de alavancar sua empresa e estude o assunto! Aposto que será um conhecimento agregador para você.

Se você gostou do texto, não deixe de compartilhar! Você estará ajudando outras mulheres a obterem sucesso no empreendedorismo e estar inserida no universo #elasonhaelafaz. Comente aqui embaixo sobre dicas, sugestões de conteúdo ou dúvidas. Terei o maior prazer em ler!

Um beijo, tchau!

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