fev 7, 2018

Você precisa conhecer a análise SWOT!

OPA, tudo bom? Vem cá, tem sido difícil para você tomar decisões e traçar estratégias eficazes para o seu business? Então você precisa conhecer a análise SWOT!

 

Sabemos o quanto é complicado definirmos as estratégias do empreendimento. Analisar os fatores que influenciam no sucesso do negócio e, a partir disso, tomar decisões, implica em riscos.

 

Mas essa dificuldade pode ser minimizada ser for feita uma análise realista e detalhada, fazendo com que você tenha um parecer mais amplo de tudo que envolve a vida do seu negócio. Para isso, foi criada lá nos anos 60 (segundo públio, 2008) a análise SWOT. Mas o que quer dizer isso?

 

SWOT é um acrônimo de Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças para o seu negócio). Aqui no Brasil é chamada também de análise FOFA, usando o acrônimo em português (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

 

Usando essa forma de análise, é possível observar os fatores internos e externos de uma empresa, seja ela grande ou pequena. O legal é que você pode fazer com qualquer negócio! Não importa o tamanho dele.

 

Agora vou explicar para você como funciona cada etapa da análise e você vai ver o porquê precisa conhecer a análise SWOT. Vem!

 

Forças (Strenghts): A primeira parte da análise é observar quais são os pontos fortes do seu business. O que faz seu negócio ter sucesso neste momento? Quais são as características mais importantes do seu empreendimento? Importante ressaltar que nesta parte e nas fraquezas, você vai olhar para o AMBIENTE INTERNO do seu negócio. Liste estes pontos, se houver mais de um. É interessante fazer essa análise com toda a equipe, caso haja. Assim, você tem vários pontos de vista de pessoas que vivenciam o dia a dia da empresa.

 

Exemplo de pontos fortes:

  • Atendimento;
  • Ponto de venda;
  • Força da marca.

 

Fraquezas (weakness): A próxima etapa é observar as fraquezas do seu negócio. É importante que você seja realista nestas duas partes! Sei que somos otimistas em relação ao nosso sonho, mas tenha os pés no chão que seu sonho pode voar ainda mais. Voltando à explicação, liste os pontos que impactam negativamente o andamento no seu business.

 

Exemplos de pontos fracos:

  • Treinamento de vendas;
  • Falta de engajamento;
  • Manutenção;
  • Local de estabelecimento.

 

Oportunidades (Opportunities): Agora nós iremos observar o AMBIENTE EXTERNO do seu negócio. Nesta parte você não tem controle, então você apenas irá minimizar ou maximizar a influência destes fatores de forma a beneficiar seu negócio. Começando com as oportunidades, aqui você listará quais são os acontecimentos que podem beneficiar seu negócio. Fatores como política, economia, eventos, acontecimentos naturais são pontos a serem observados. Mas sempre com os pés no chão! A gente vê oportunidade em tudo, né? Então, liste aquelas que estão alinhadas com sua estratégia de negócio.

 

Ameaças (Threats): A última etapa da análise é olhar novamente para o ambiente externo da empresa e listar os pontos que ameaçam o crescimento do seu empreendimento. Será que a política atual da sua cidade está te favorecendo? A natureza tem te ajudado? Seus concorrentes estão te ultrapassando? Tá difícil de lidar com seus fornecedores? Reúna todos os pontos que comprometem o sucesso do seu business.

 

Pronto, Patricia. Fiz tudo isso que você explicou. E AGORA?

 

Pois é, gente. Agora tem que ter MÃO NA MASSA! Você já faz a análise dos pontos fortes e fracos da sua empresa e das oportunidades e ameaças do ambiente.  Pegue esses dados e relacione entre eles. O que sua força pode fazer para diminuir sua fraqueza? O que suas oportunidades podem fazer para aumentar sua força? O que sua ameaça pode fazer para lhe tirar suas oportunidades? O que sua fraqueza pode fazer para diminuir suas forças?

 

Olhe para essas relações e decida o que deve ser feito para prosseguir com o ritmo de crescimento da sua empresa. Baseie-se nessas decisões no dia a dia do negócio e repita o processo de análise periodicamente. Novas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas virão, conforme as estratégias são aplicadas e o ambiente externo muda.

 

Portanto, veja que tomar decisões estratégicas pode ser algo mais simples se você aplicar uma análise realista e detalhada do seu negócio. Você verá que suas ações terão mais força e sentirá um maior controle sobre o andamento do seu sonho.

 

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