jul 25, 2018

4 ações de atendimento que irão transformar seu negócio

Opa! Tudo bom?

Depois de muito vivenciar o cotidiano de uma empreendedora, pude observar mais do que a teoria no quesito atendimento. Prezadas, para mim, a ação ensina muito! O que vocês acham?

E o atendimento tem teoria, tem técnica. Mas também tem todo um feeling que só a ação te ensina. Com esta vivência e experiência, quero mostrar para você 4 ações de atendimento que irão transformar seu negócio. Vamos lá?

Conheça melhor sua cliente

Conhecer o seu público-alvo é muito importante no atendimento. Aliás, não só nesta parte, mas para o negócio como o todo. Isso se reflete no diferencial do seu empreendimento, que já falei sobre isso neste texto aqui. Para atender bem, é preciso saber se relacionar com o público que se interessa no seu produto/serviço. Então, conhece-lo é importante para que tenha um bom relacionamento e possa identificar a real necessidade do seu cliente e, por fim, oferecer o mais adequado. De forma geral, saber o gosto, quais assuntos gosta, idade média, o que não gostam, entre outros pontos.

Ouvir também é uma forma de atender

Num relacionamento, é importante falar bem e de forma adequada ao ambiente, mas também é importante ouvir o que o outro tem a dizer. Para quem atua com atendimento, saber o que a sua cliente realmente quer, como ela se porta (extrovertida, introspectiva) nos dá uma maior clareza na hora de atender bem. Então, procure deixar a sua cliente falar e ser ouvida para que seja mais fácil o trabalho de atende-la.

Insights devem ser compartilhados

Trocar ideias entre as pessoas que compõem a equipe de atendimento é muito importante para o desenvolvimento do trabalho. Durante o atendimento, absorvemos alguns insights que, se não forem compartilhados, podem fazer falta para uma pessoa. Por isso, é interessante, caso tenha uma equipe de atendimento, que façam reuniões semanais para trocar ideias, experiências e dar um tempo para criar conhecimento prático de postura, de vendas, do pós-venda, todas as partes do atendimento.

Supervisionar para crescer

Ter uma pessoa que observa de fora o trabalho realizado ajuda a equipe a se desenvolver, pois assim é possível ter uma visão fora da vivência e analisar as ações de forma mais racional. Porém, o que vai definir o sucesso desta função é como passar as análises para cada componente da equipe. O senso de liderança aqui é primordial! Falar individualmente com cada pessoa sobre seu trabalho dá maior conforto para ambas as partes e evita constrangimentos. Caso queira falar em equipe, não mencionar nomes e procurar ter um discurso proativo, sempre incentivando o trabalho da sua equipe.

Atendimento é um assunto muito amplo. Podemos falar sobre vários pontos! Se você tem interesse, comenta aqui embaixo. Espero que tenha gostado das 4 ações de atendimento que irão transformar seu negócio! Compartilhe este texto para que mais pessoas tenham sua autonomia e realização profissional.

Um beijo, tchau!

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