ago 14, 2018

4 porquês de usar o E-mail marketing na comunicação da sua empresa

Opa, tudo bom?

Durante o trabalho feito aqui no ESEF, eu passo para vocês informações importantes para quem busca abrir seu próprio negócio e quer tornar real seus sonhos. Aqui eu já falei de finanças, vendas, motivação…

Hoje, eu venho falar sobre um componente poderoso na hora de produzir uma estratégia de comunicação. Você pode ser leiga no assunto, mas ainda assim vai perceber que o E-mail marketing tem particularidades que são vantajosas para o seu negócio.

Chega de papo! Saiba os 4 porquês de usar o E-mail marketing na comunicação da sua empresa e entenda de uma vez como esta prática pode te beneficiar. Vamos lá?

  • É um poderoso canal de comunicação

O E-mail marketing é, assim como outros meios de comunicação, importante para a sua empresa. No entanto, o E-mail Marketing se destaca pela forma que atua, estreitando o relacionamento com seu público e, no campo mais prático, promove uma retenção de clientes de mantém a lembrança de marca. Claro que se usado de forma adequada, o que vou comentar mais para frente. Com este mecanismo, a gente tem possibilidade de apresentar-se, oferecer produtos e serviços adequados ao gosto de cada cliente, demonstrar atenção ao seu público, construir uma imagem de marca, entre outros.

  • Mecanismo simples

Se tem uma coisa que ajuda demais uma empreendedora é um mecanismo simples, não é mesmo? Lidando com tanta coisa, ter um meio de comunicação simplificado e poderoso é importantíssimo para o seu empreendimento. É através de ferramentas de envio de E-mail Marketing que você trabalha de forma organizada, rápida e planejada. Além disso, a maioria das interfaces destas ferramentas são intuitivas e oferecem assistência. Com elas, você trata seus leads com responsabilidade e profissionalismo. Tem um estudo que constata que um cliente que teve contato com E-mail marketing tem 20% a mais de chances de converter em uma venda do que um cliente que não teve contato com você através do E-mail Marketing.

  • Alcança os usuários mobile

Um desafio grande para empreendedores é se relacionar com o público através do mobile. Parece fácil, no entanto é preciso conhecer muito bem o público que você está se relacionando. O E-mail Marketing facilita esta comunicação pois seus leads estão verdadeiramente interessados no que você tem a dizer. Outro ponto positivo é a quantidade de pessoas usando o mobile. Segundo o “Google Consumer Barometer”, divulgado no início de 2017, apenas 14% da população possuía smartphones em 2012. Em 2016, esse percentual atingiu 62%. Então, porque não usar este mecanismo para melhorar suas vendas?

  • Você pode mensurar seus resultados

O E-mail Marketing tem todas estas vantagens que eu disse anteriormente. Mas esta é quase a mais importante, e eu vou te dizer o porquê. Em todo e qualquer trabalho de Marketing, é essencial ter mensuração do seu trabalho. Não há como ter evolução, controle e ajuste do seu esforço de Marketing sem um mecanismo de mensuração. A vantagem dos meios online é o alto poder de medir suas ações e o efeito delas, no E-mail Marketing não é diferente. Através das ferramentas de envio de E-mail Marketing, é possível saber quantas pessoas abrem seus E-mails, quem clica aonde, taxa de rejeição… Dessa forma, fica mais claro tomar decisões e ajustar seu trabalho para melhor a comunicação do seu business.

Agora como posso usar o E-mail Marketing?

Se você quer começar a aplicar o E-mail Marketing na sua empresa, deve saber algumas coisas para diminuir os erros no caminho.

  • Continuidade

Para haver um resultado concreto e que dure por um bom tempo, é necessário trabalhar com continuidade no E-mail Marketing. Isso significa que é uma boa prática enviar E-mails com frequência e objetividade. Assim você conquista a primeira vantagem que eu citei no início do texto.

  • Não esqueça do Mobile

Como o mobile é o dispositivo com maior uso pela maioria das pessoas, é uma boa prática montar seu E-mail levando em conta a tela de um smartphone. Ou seja, telas menores requerem texto fáceis de ler e layout limpo, objetivo e leve o bastante para ser carregado nos dados móveis.

  • Consentimento na comunicação

Assim como o seu lead demonstrou interesse ao assinar seu newsletter ele pode, eventualmente, não querer mais receber E-mails do seu negócio. É uma prática respeitosa e transparente com o público, deixar aparente em todos os E-mails que envia, um botão para deixar de receber E-mails. Forçar a barra com E-mails indesejáveis só piora a imagem de marca do seu empreendimento.

  • Um bom assunto é meio caminho andado

Um nome de assunto criativo e interessante para o público já é uma conquista grande, já que diversas outras empresas também estão competindo pela atenção do seu lead. Então, não preciso falar que um assunto de E-mail atrativo é uma boa prática!

É isso. São dicas valiosas que levo para o meu trabalho e acredito que irá dar mais qualidade ao seu trabalho também. Depois me conta o que achou ao aplicar o E-mail Marketing no seu negócio. Compartilhe este conteúdo e ajude mais mulheres a empreenderem e realizarem seus sonhos. Comente aqui embaixo se você tem mais dicas, críticas ou sugestões.

Um beijo, tchau!

*****

Assine a newsletter e receba informações valiosas

sobre empreendedorismo e tudo que envolve o universo #elasonhaelafaz.

http://bit.ly/ListaDaPatri

Deixe seu comentário!