jun 15, 2018

5 dicas para produzir vídeos relevantes para o seu público

Opa! Vem cá, se você apareceu aqui, provavelmente acredita muito no conteúdo em forma de vídeos. Eu também acredito demais! Você já deve ter percebido, não é mesmo?

As webséries YOLO e REAL são alguns projetos do Grupo It Brazil em forma de vídeo que produzi, junto com a minha equipe. Sem enrolação, vamos ao que interessa! Hoje eu vim compartilhar com você 5 dicas para produzir vídeos relevantes para o seu público.

Antes de tudo, quero mostrar para você porque o vídeo é a forma de transmissão de conteúdo que pode alavancar seu negócio digital. Um texto do youpix apresentou os insights adquiridos na vidcon 2017, um evento mundial sobre audiovisual. Uma das tendências vistas era a live e o conteúdo em vídeo.

Começando, a primeira dica para produzir vídeos relevantes para o seu público:

  • Conheça as necessidades do seu público

Conhecer as preferências do seu público, seus gostos e o que engajam é primordial para ter um norte criativo. Sem estas informações, você pode falar de tudo, menos sobre o que seu público gosta. Você pode até dar um tiro certeiro no escuro, mas até acertar, muita munição vai ser gasto. Por isso, conheça ao máximo o público que você está lidando, é o início da comunicação.

  • Defina o objetivo da produção do vídeo

Para que fim eu vou produzir um vídeo? É para mostrar meu negócio? É para converter em acessos no meu e-commerce? É para educar o público? O seu vídeo deve complementar a sua estratégia de Marketing para que você meça os resultados reais com os resultados esperados. Um ponto positivo em definir um objetivo para produção de vídeos é facilitar a criação de temas e roteiros, ponto que iremos abordar mais para frente.

  • A linguagem é a ponte entre você e o seu público

A pessoa que irá apresentar o vídeo deve ter uma atenção em como se portar em frente à câmera. A sua forma de comunicar irá definir se o seu vídeo vai gerar identificação com o público ou não. Obviamente que as outras dicas também definem. Mas o que realmente gera contato, identificação e engajamento é a linguagem, a forma de comunicar. Isso pode ser inserido da fala, nos elementos de fundo, quem é o emissor, entre outros.

  • Não tenha medo do resultado

Hoje, temos o impulso muito forte de esperar que as coisas venham fácil, rápido e com perfeição. Apenas pare! Produção de vídeo vai levar um certo tempo, levando em conta criação de roteiro, pré-produção, filmagem, edição. Além disso, não alimente o medo de não falar do jeito certo ou filmar com o equipamento certo. Caso o vídeo seja uma escolha, você irá seguir um caminho de muito aprendizado, criação, reformulação e tentativas até chegar a um resultado satisfatório e até maior do que o esperado. Você vai precisar sair da zona de pensamento, da teoria, para poder produzir algo que realmente toque o seu público.

  • Sua mensagem precisa ser clara

Imagine uma situação: Uma empreendedora em um ramo super segmentado quer falar sobre um assunto relacionado ao seu ramo. Ela decide então, mostrar para as pessoas comuns do que se trata este assunto. No vídeo, ela vai usar termos, siglas e uma linguagem bem rebuscada. Qual é a chance de alguém leigo entender a mensagem? ZERO. É bem provável que esta pessoa feche o vídeo antes do primeiro minuto. Passar uma mensagem requer muita, mais muita clareza. Então, tente ser a mais clara possível ao produzir um vídeo. Equilibre a sua linguagem com o seu tema para que não fique tão difícil de entender e também não fique tão vago, distante do seu conteúdo. Isso você vai conseguir com tentativas e mais tentativas, mas quando der certo, vai dar MUITO certo. Um hábito que alguns produtores fazem é mostrar o vídeo, antes de publicar, para alguém que não entende absolutamente nada do assunto. Caso ela tenha entendido, ótimo. Pode publicar. Caso só tenha achado lindo, mas não absorveu nada, tente novamente.

Bom, é isso! Espero muito que estas dicas para produzir vídeos relevantes para o seu público ajudem você com sua estratégia e que ganhe bons resultados com este investimento. Compartilhe este texto com quem achar importante. Será de grande ajuda para esta pessoa e para mim também. Tem mais alguma dica que te ajuda muito na hora de produzir um vídeo? Comente aqui embaixo! Será uma ótima troca.

Um beijo, tchau!

*****

Assine a newsletter e receba informações valiosas

sobre empreendedorismo e tudo que envolve o universo #elasonhaelafaz.

http://bit.ly/ListaDaPatri

Deixe seu comentário!