jun 29, 2018

Porque o marketing de permissão é a estratégia certa para você?

Opa! Tudo bom? Vim aqui para contar para você uma forma bem interessante de marketing que você pode implementar no seu negócio! Vou te explicar porque o marketing de permissão é a estratégia certa para você. Vamos lá?

Durante a história da comunicação, principalmente na comunicação de massa, víamos muitas mensagens sendo transmitidas de forma invasivas na TV, Rádio, Revistas E Jornais. A competição para manter a atenção do seu público era acirrada e, muitas vezes, encontrávamos muita poluição visual e, com isso, atrapalhava a experiência do indivíduo. Ainda hoje, com canais mais pessoais, encontramos este tipo de transmissão de mensagens. Quem nunca esperou os 5 segundos eternos para pular a publicidade do Youtube? Quem nunca selecionou aquela montanha de spam e mandou para lixeira, sem nem saber o conteúdo delas? Hoje, mais do que nunca, estamos mais intolerantes para comunicação invasiva e, por conta disso, uma estratégia de marketing ganhou força.

Em 1999, foi publicado o livro “Permission marketing: turning strangers into friends, and friends into customer” (Marketing de Permissão: transformando estranhos em amigos, e amigos em clientes), do Seth Godin, falando sobre Marketing de permissão. O nome é bem explicativo, não é? Trata-se de um esforço de comunicação e marketing que visa alcançar um público-alvo, com sua autorização, somente. Um direcionamento deste muda bastante o posicionamento de marca. Olha só:

Com uma imensidão de publicidade rolando na internet, uma postura diferente atrai a atenção do seu público-alvo. Aplicando o marketing de permissão, podemos produzir materiais para que as pessoas se tornem amigos primeiro para que, depois, se tornem um cliente. Temos assim, alguns benefícios do uso desta estratégia:

Cordialidade é comunicação

Com o marketing de permissão, fica mais otimizado o investimento, de forma a direcionar o esforço somente para quem realmente dispõe de atenção. Além disso, é uma economia de tempo e verba. Só quem tem interesse ao conteúdo que consumirá o material.

Outro ponto positivo é a possibilidade de educar o público para que conheça as aplicações de uso do produto ou motivos para buscar um serviço. Para buscar novos clientes, é uma ótima atividade, feita principalmente pelo Marketing de Conteúdo.

Marketing de permissão #elasonhaelafaz

Uma amiga primeiro, para que seja uma cliente depois. 😉

Como construção de marca, o marketing de permissão garante uma boa formação de base, por conectar com seu público de forma mais íntima, primeiramente. Além disso, mostra que a marca tem preocupação coma privacidade do indivíduo e estabelece, logo de início, um relacionamento baseado na confiança e transparência.

Prós e contras desta estratégia

Como nem tudo são flores, podemos citar aqui que, para implementar o marketing de permissão, é necessário utilizar um certo tipo de canal, os mais pessoais. Como alguns canais introduzem o espaço publicitário de forma invasiva, não faria sentido utilizá-las para esta estratégia.

Para estabelecer um vínculo, é preciso deixar, de forma clara, porque a marca quer o Opt-in do indivíduo e como vai ser usado este dado pessoal. É desta forma que tudo começa e assim deve continuar, para que a visão de marca continue como planejado. Acontecido o vínculo, é preciso oferecer conteúdo que atenda a demanda e seja clara e sucinta.

porque o marketing de permissão é a estratégia certa pra você

O conteúdo é a moeda para manter o relacionamento com o público e, posteriormente, convertê-lo à um cliente. Caso o indivíduo queira se desvincular da marca, é necessário deixar aparente o Opt-out para que não saia mal. O contato transparente e sincero é posição chave para o sucesso da estratégia. Outra postura importante para o marketing de permissão é de não compartilhar dados pessoais com parceiros de negócio. O público não consentiu com isso, portanto a relação abalaria.

Agora que você viu porque o marketing de permissão é a estratégia certa para você, estude mais sobre o assunto e trabalhe para aplicar a estratégia ao seu empreendimento. Gostou do conteúdo? Comente aqui se deseja saber mais sobre marketing de permissão! Compartilhe este texto e ajude mais empreendedoras a realizarem seus sonhos.

 

Um beijo, tchau!

*****

Assine a newsletter e receba informações valiosas

sobre empreendedorismo e tudo que envolve o universo #elasonhaelafaz.

http://bit.ly/ListaDaPatri

Deixe seu comentário!